terça-feira, 4 de outubro de 2011

UMM: O Off Road Portugues



Essa é uma grande desconhecida por aqui. Vamos falar Hoje da União Metalo Mecanica, ou simplesmente UMM, que produziu por mais de 30 anos um dos Off Roads mais cultuados na terrinha.

COURNIL


Logo após a segunda guerra, Bernard Cournil começa a produzir, na França, um modelo de jipe fortemente inspirado no jeep americano, inclusive aproveitando peças deste,porém adaptando as necessidades rurais da época. Com grande sucesso no mercado local, carente de novidades, trazia uma curiosa frente angular, que lhe conferia estilo próprio. Em carater totalmente artesanal, seguiu produzindo seus modelos até 1970, quando dificuldades financeiras levam a empresa a falência. O Filho de Bernard,tentou seguir a produção, se segurando até 1976, quando a empresa fechou as portas, dando origem a francesa Auverland (assunto para o futuro...) e a UMM em Portugal.

UMM

Em 1977 foi fundada a UMM, empresa que adquiriu os direitos de produção do Cournil ( A auverland francesa partiu para um projeto próprio) e manteve o veterano Cournil em produção, sendo um sucesso em Portugal e até mesmo na Espanha, graças a resistência no fora de estrada, chegando até a participar do Paris Dakar em 1982 (chegando ao final com 3 modelos).

ALTER

Em 1986, com o veterano Cournil totalmente ultrapassado, a UMM resolve reestilizar o veterano jipe.Desenhado por Carlos Galamba ( projetista de outro carro portugues, o Sado), mantinha a base, mas trazia mais requinte, com painel de fibra, interior requintado (dentro do possível), nova frente e novas versões.Modelo passa a ser montado em chassi mais longo e ganha versões 4 portas e pick up.
Em 1992, ciente que, embora tenha passado por sucessivas (recebendo inclusive motor BMW) , estava ficando velho no mercado, e investe no projeto do Alter III, um off road totalmente novo e também de um veículo menor, no estilo de um buggy.
O segundo ficou apenas no papel, mas o Alter III chegou a fase de protótipo, trazendo linhas mais modernas, sendo inclusive mostrado em feiras (foram produzidos 5 protótipos, sendo que 3 ainda existem). Porém, assim como foi feito aqui com IBAP e tantas outras, o governo português negou aporte financeiro a empresa, o que relegou o ALter III a galeria dos eternos protótipos.No ano seguinte, quando a marca realizou as ultimas mudanças no modelo (novos
painel e rodas), a marca sofre seu ultimo golpe, quando perdeu uma concorrencia do governo para compra de centenas de jipes (preterido pelo Nissan Patrol). No ano seguinte a marca encerra a produção em série, porém seguiu produzindo
sob encomenda até 2004(inclusive alguns modelos melhorados em 1999 com chassi longo, usados por empresas de safari). Em 2006 a marca desfaz-se definitivamente dos ferramentais e muda de ramo.

Abaixo, imagens do Alter III

Nenhum comentário:

Postar um comentário