terça-feira, 4 de outubro de 2011

Lamborghini Canto: O touro que desafinou


Em 1992 a Lambroghini ja começava a desenvolver o modelo que sucederia o Diablo, porém dadas as dificuldades financeiras da empresa, o modelo deveria usar a mesma base do Diablo. Encomendado a Zagato, em 1995 o primeiro prototipo do projeto L147 foi apresentado, porem rejeitado pelo deisgn estranho e por parecer mais ultrapassado justamente que o Diablo
No inicio de 1998, a Lambroghini finalizava, as pressas, os ultimos testes do criticado e esperado sucessor do então defasado Diablo, o Canto, como seria o nome do modelo(e nem era nome de touto....) Flagras do modelo em revistas especializadas e criticas de engenheiros da propria marca deixavam os fãs apreensivos.
O modelo usava a mesma base ultrapassada do Diablo, com o motorV12 biturbo que teimava em render menos que no proprio Diablo. O acabamento era criticado pelos funcionários da marca, além do estranho e polemico design desenvolvio pelo Studio Zagato, com entradas de ar grotescas na traseira, farois estranhos e design desequilibrado.
Porem a marca ignorava as criticas, e corria para lança-lo em fins de 99,tentando a salvação da marca, que passava por graves problemas financeiros. Seria um triste "Canto do Cisne" para a marca do touro.
Porem, no incio de 1999 a marca foi adquirida pela VW, pelas mãos de Ferdinand Piech, que realizava sonho pessoal. Ao ter acesso ao Canto, vetou totalmente o projeto, encomendando novo design a Luc Donkerwolcke (designer da Audi a epoca) e encarregou a Audi de desenvolver a mecanica, e em 2001 finalmente chegou o aclamado e digno da marca, Murcielago.


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